Tópicos

Introdução
Pré-Requisitos
O que é o Portal de Assinaturas
O que é um Certificado Digital
Cadastro
Certisign Websigner
Como assinar documentos
Negar assinatura/Autorização
Verificador de assinaturas
Download de documentos

Introdução

Nos últimos anos a tecnologia afetou significativamente a forma como os indivíduos e organizações lidam com suas informações. Os registros em papeis cada vez mais vêm perdendo sua força e sendo transformado em registros eletrônicos, diante desse cenário digital, o Portal de Assinaturas apresenta uma solução simples e segura para assinatura de documentos.

O Portal de Assinaturas é uma plataforma que permite a assinatura de documentos no meio eletrônico. A ferramenta possui um ambiente ideal para gestão, envio e assinatura de documentos pessoais ou de empresas, garantindo a integridade e autenticidade dos documentos.

Pré-Requisitos

  • Acesso à internet;
  • Certificado digital válido pela ICP-Brasil (e-CNPJ, e-CPF e NF–e);
  • Instalar drives necessários: https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads

O que é o Portal de Assinaturas

O Portal de Assinaturas é uma ferramenta criada para facilitar e agilizar o processo de envio e assinaturas de documentos.

Assine documentos, crie uma ordem para assinaturas, monitore o status dos documentos e envie para outros signatários. Tudo isso com apenas alguns cliques. Você economiza tempo e dinheiro utilizando o Portal de Assinaturas quando e onde quiser.

O que é um Certificado Digital

O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas no meio eletrônico.

Tipos de certificado digital:

O tipo do Certificado Digital depende do sistema e aplicação onde o mesmo será utilizado. Consulte e verifique se há alguma restrição para o uso do Certificado que você escolheu.

A1: o certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet.

A3: o certificado digital do tipo A3 é emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token, proporcionando maior mobilidade.

MobileID: o MobileID é um serviço de identificação via Certificado Digital que permite a autenticação e a assinatura de documentos no meio eletrônico diretamente de dispositivos móveis.

Cadastro

Cadastro

Acesse a página do Portal de Assinaturas e clique em “Teste grátis”.

Cadastro com o Certificado digital:

Na tela ilustrada abaixo clique em “Cadastro com o certificado digital”.

Aguarde o certificado carregar e preencha o campo ”Sua Profissão”. Leia o Termo de uso atentamente e clique em “Li e aceito os Termos” e “Cadastrar”.

Importante: Caso não tenha o plug-in “Certisign Websigner” instalado no seu computador, você será direcionado automaticamente para a página de instalação. Verifique o item 7 (Certisign WebSigner para realizar esse procedimento.

Será exibida na tela uma mensagem de alerta para permitir a utilização do certificado. Clique em “Permitir”.

Digite a senha do seu certificado e clique em “OK”.

Pronto! Você já está cadastrado e poderá acessar a página do Portal de Assinaturas.

Cadastro com E-mail

Na página ilustrada abaixo, preencha os campos, clique em “Li e aceito os Termos de uso”, depois, clique em “Cadastrar”.

Uma notificação será exibida na tela.

Acesse o seu e-mail e clique no link para validação.

Digite uma senha de acesso e clique em “Cadastrar

Importante: A senha deverá conter no mínimo seis caracteres, uma letra maiúscula e um número.

Como se cadastrar com o MobileID

Clique em “Cadastre-se com o seu mobileID”.

Digite seu CPF e preencha o campo “ Sua Profissão”, em seguida, clique em “Li e aceito os Termos” e “Cadastrar”.

Um código de acesso será exibido na tela. Confirme-o no seu dispositivo.

Você receberá uma notificação no seu dispositivo. Clique na imagem com o Certificado Digital.

Digite sua senha, ou insira a sua digital caso seu dispositivo tenha o sistema que permite a identificação biométrica.

Ao término do processo será exibida uma mensagem de confirmação.

Certisign Websigner

O Certisign WebSigner é um plug-in desenvolvido para tornar a utilização do certificado digital na web mais rápida e segura. A instalação desse plug-in permite que o certificado digital seja reconhecido no seu computador.

Instalação do Certisign WebSigner no navegador Chrome:

Ao acessar o Portal de Assinaturas via certificado digital. O site irá analisar se o plug-in está instalado, caso não esteja, automaticamente você será direcionado para a página de instalação. Verifique a ilustração abaixo para acessar o Portal de Assinaturas via certificado.

Clique em “Adicionar extensão” e “Instalar Certisign WebSigner para Chrome”.

Após o download do arquivo salve-o em um local de fácil acesso.

Abra o arquivo no seu computador.

Clique em “Executar”.

Clique em “Aceito os termos” e “Instalar”.

Clique no botão “Concluir”.

Instalação do Certisign WebSigner no navegador Mozilla Firefox.

Acesse a página do Portal de Assinaturas via certificado digital. Automaticamente você será direcionado para a página de instalação ilustrada abaixo. Clique no botão “Instalar Certisign WebSigner para Firefox”.

Clique em “Permitir”.

Em seguida, clique no botão “Instalar”.

Será exibida uma notificação confirmando a instalação.

Clique em “Salvar arquivo” e salve o executável em um local de fácil acesso.

Abra o arquivo no seu computador.

Para concluir o processo de instalação, siga os passos apresentados no módulo 7.1 a partir do item “e”.

Instalação do Certisign WebSigner no navegador Internet Explorer

Acesse a página do Portal de Assinaturas via certificado digital. Você será direcionado automaticamente para a página de instalação. Clique no botão “Executar”.

Importante: Para fazer a instalação do Certisign WebSigner no navegador IE é necessário ser administrador da máquina.

Clique no botão “Next”.

Selecione a opção “Aceitar os termos” e clique em “Next” novamente.

Para prosseguir com a instalação clique em “Next”, em seguida, clique no botão “Finish”.

 

Clique em “Install” e depois, “Finish”.

 

Após instalar o plug-in, clique em “Habilitar”.

Ao concluir o processo de instalação do plug-in você poderá acessar o Portal de Assinaturas com o seu Certificado digital.

Como assinar documentos

Você poderá assinar seus documentos através da página do Portal de Assinaturas, via Mobileid, ou através do seu e-mail.

Importante: Para assinar documentos digitalmente é necessário utilizar um Certificado Digital válido pela ICP-Brasil.

Assinatura interna:

Acesse a página no Portal de Assinaturas e clique em “Transações”.

Clique no campo “Aguardando minhas ações”, depois, clique no documento que deseja assinar.

Para fazer o download do documento clique em “Baixar” e “Versão original”.

Após verificar o documento clique em “Ler e Assinar”.

Aguarde o certificado carregar e clique em “Assinar documento”.

Importante: Somente documento em PDF pode ser pré-visualizados, conforme a ilustração abaixo. Documento com outro tipo de extensão será necessário realizar o download para visualizar.

Será exibida uma mensagem de alerta para permitir a utilização do seu certificado. Clique em “Permitir”.

Para finalizar o processo de assinatura, digite a senha do seu certificado digital e clique em “OK”.

Uma mensagem de confirmação será exibida na tela.

Assinatura Externa:

Acesse o seu e-mail e clique no link do documento.

Você será direcionado para a página de assinatura externa. Clique no botão “Visualizar” para fazer o download do documento. Após a leitura do documento clique em “Assinar”.

Uma mensagem de alerta será exibida na tela. Clique em “Permitir”.

Digite a senha do seu certificado digital e clique em “OK”.

Pronto. O documento foi assinado com sucesso.

Assinatura em lote:

Assine vários documentos simultaneamente. Acesse a página do Portal de Assinaturas e clique em “transações”.

Clique no campo “Aguardando minhas ações” e selecione os documentos. Clique em “Ações” e “Assinar”.

Aguarde o certificado carregar e clique em “Assinar”.

Em seguida, clique em “ Permitir “ e digite a senha do Certificado. Será exibida na tela uma mensagem confirmando as assinaturas.

Assinatura via Mobileid:

Você receberá uma notificação no seu dispositivo. Clique na notificação com o documento, em seguida, clique no botão “Ler e assinar”.

Clique no botão “Visualizar” para verificar o documento, em seguida, clique em “Assinar documento”.

Será enviada uma notificação no seu dispositivo para confirmação do Certificado MobileID.

Abra a notificação no seu dispositivo e insira a senha ou, sua digital, caso seu dispositivo tenha a permissão para identificação biométrica.

Será exibido na tela à mensagem de confirmação.

Atenção: O fuso horário do sistema operacional deve estar correto para que seja possível assinar o documento.

Negar assinatura/Autorização

O participante pode optar por não assinar/autorizar um documento. Exemplo: Encontrou uma cláusula errada, verificou valores errados no documento, entre outras situações. Caso isso ocorra, clique no botão “Não assinar/autorizar”.

Informe o motivo pelo qual não deseja assinar/autorizar e clique em “Enviar”.

Verificador de assinaturas

No Portal de Assinaturas é possível verificar se o documento foi assinado corretamente e se o certificado do signatário está em conformidade com a ICP-Brasil.

Verificação do protocolo

Acesse a página do portal de Assinaturas e clique no ícone “Verificar”.

Digite ou copie o código de verificação. Você encontrará o código no protocolo de Assinaturas.

Em seguida, clique em “Verificar protocolo de assinatura”.

Na tela a seguir você poderá verificar informações de assinaturas como, nome do signatário, CPF e se o documento foi assinado corretamente.

Clique em “Detalhes” para visualizar mais informações como, se o certificado está em conformidade com a ICP-Brasil e se o mesmo está dentro do prazo de validade.

Verificar através de um link

Clique no link localizado no protocolo de assinaturas.

Você será direcionado para a página com informações da assinatura.

Verificador p7s

Nessa opção você poderá validar assinaturas de qualquer documento, mesmo que ele não tenha sido assinado pelo Portal de Assinaturas, basta fazer o upload do arquivo p7S, que é o arquivo gerado quando a assinatura possui o padrão CAdES, nele está contido uma série de informações da assinatura e do certificado do signatário.

Na página de verificação de assinaturas, clique em “Ir para o verificador de assinaturas”.

Carregar uma assinatura

Clique em “Carregar assinatura” e “Enviar assinaturas”.

Selecione o arquivo “p7s” e clique em “Abrir”.

Será exibida uma notificação informando o envio do arquivo. Clique em “Verificar”.

 

Será exibido na tela informações sobre a validade da assinatura e do certificado.

Verificar p7s em lote

Acesse a página de verificação de assinaturas e Clique em “Carregar lote”, em seguida, clique na opção “Adicionar arquivo(s)” e selecione os arquivos em seu computador.

Clique em “Iniciar o envio” e “Verificar arquivos válidos”.

Será exibido na tela a validade de cada uma das assinaturas.

Verificador PAdES

A assinatura com o padrão PAdES fica descrita no final do documento, por esse motivo, ela se auto valida, porém, no Portal de Assinaturas também é possível verificar a validade desse tipo de assinatura.

Na página de verificação de assinaturas, clique em “Ir para o verificador de assinaturas”.

Clique em “Carregar assinatura” e “Enviar assinaturas”.

Selecione o documento com a assinatura e clique em “Abrir”. Para fazer o download do documento assinado verifique o item Download de documentos.

 

Clique em “Verificar”, será exibida na tela as informações de assinatura.

Download de documentos

No Portal de Assinatura existem três maneiras para baixar documentos:

  • Versão para impressão: Download do documento com as assinaturas.
  • Versão original: Download do documento original
  • Baixar assinaturas: Download de um arquivo zip contendo o documento com um protocolo de assinaturas, o documento original e o arquivo p7s utilizado para verificação da assinatura.

Acesse a página do Portal de assinaturas e clique no documento que deseja fazer o download.

Clique em ”Baixar” e selecione uma opção.