Introdução
Nos últimos anos a tecnologia afetou significativamente a forma como os indivíduos e organizações lidam com suas informações. Os registros em papeis cada vez mais vêm perdendo sua força e sendo transformado em registros eletrônicos, diante desse cenário digital, o Portal de Assinaturas apresenta uma solução simples e segura para assinatura de documentos.
O Portal de Assinaturas é uma plataforma que permite a assinatura de documentos no meio eletrônico. A ferramenta possui um ambiente ideal para gestão, envio e assinatura de documentos pessoais ou de empresas, garantindo a integridade e autenticidade dos documentos.
Pré-Requisitos
- Acesso à internet;
- Certificado digital válido pela ICP-Brasil (e-CNPJ, e-CPF e NF–e);
- Instalar drives necessários: https://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads
O que é o Portal de Assinaturas
O Portal de Assinaturas é uma ferramenta criada para facilitar e agilizar o processo de envio e assinaturas de documentos.
Assine documentos, crie uma ordem para assinaturas, monitore o status dos documentos e envie para outros signatários. Tudo isso com apenas alguns cliques. Você economiza tempo e dinheiro utilizando o Portal de Assinaturas quando e onde quiser.
O que é um Certificado Digital
O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas no meio eletrônico.
Tipos de certificado digital:
O tipo do Certificado Digital depende do sistema e aplicação onde o mesmo será utilizado. Consulte e verifique se há alguma restrição para o uso do Certificado que você escolheu.
A1: o certificado digital do tipo A1 é emitido diretamente no seu computador e ficará armazenado no seu navegador de internet.
A3: o certificado digital do tipo A3 é emitido em uma mídia criptográfica: cartão inteligente ou token, proporcionando maior mobilidade.
MobileID: o MobileID é um serviço de identificação via Certificado Digital que permite a autenticação e a assinatura de documentos no meio eletrônico diretamente de dispositivos móveis.
Cadastro
Cadastro
Acesse a página do Portal de Assinaturas e clique em “Teste grátis”.
Cadastro com o Certificado digital:
Na tela ilustrada abaixo clique em “Cadastro com o certificado digital”.
Aguarde o certificado carregar e preencha o campo ”Sua Profissão”. Leia o Termo de uso atentamente e clique em “Li e aceito os Termos” e “Cadastrar”.
Importante: Caso não tenha o plug-in “Certisign Websigner” instalado no seu computador, você será direcionado automaticamente para a página de instalação. Verifique o item 7 (Certisign WebSigner para realizar esse procedimento.
Será exibida na tela uma mensagem de alerta para permitir a utilização do certificado. Clique em “Permitir”.
Digite a senha do seu certificado e clique em “OK”.
Pronto! Você já está cadastrado e poderá acessar a página do Portal de Assinaturas.
Cadastro com E-mail
Na página ilustrada abaixo, preencha os campos, clique em “Li e aceito os Termos de uso”, depois, clique em “Cadastrar”.
Uma notificação será exibida na tela.
Acesse o seu e-mail e clique no link para validação.
Digite uma senha de acesso e clique em “Cadastrar
Importante: A senha deverá conter no mínimo seis caracteres, uma letra maiúscula e um número.
Como se cadastrar com o MobileID
Clique em “Cadastre-se com o seu mobileID”.
Digite seu CPF e preencha o campo “ Sua Profissão”, em seguida, clique em “Li e aceito os Termos” e “Cadastrar”.
Um código de acesso será exibido na tela. Confirme-o no seu dispositivo.
Você receberá uma notificação no seu dispositivo. Clique na imagem com o Certificado Digital.
Digite sua senha, ou insira a sua digital caso seu dispositivo tenha o sistema que permite a identificação biométrica.
Ao término do processo será exibida uma mensagem de confirmação.
Certisign Websigner
O Certisign WebSigner é um plug-in desenvolvido para tornar a utilização do certificado digital na web mais rápida e segura. A instalação desse plug-in permite que o certificado digital seja reconhecido no seu computador.
Instalação do Certisign WebSigner no navegador Chrome:
Ao acessar o Portal de Assinaturas via certificado digital. O site irá analisar se o plug-in está instalado, caso não esteja, automaticamente você será direcionado para a página de instalação. Verifique a ilustração abaixo para acessar o Portal de Assinaturas via certificado.
Clique em “Adicionar extensão” e “Instalar Certisign WebSigner para Chrome”.
Após o download do arquivo salve-o em um local de fácil acesso.
Abra o arquivo no seu computador.
Clique em “Executar”.
Clique em “Aceito os termos” e “Instalar”.
Clique no botão “Concluir”.
Instalação do Certisign WebSigner no navegador Mozilla Firefox.
Acesse a página do Portal de Assinaturas via certificado digital. Automaticamente você será direcionado para a página de instalação ilustrada abaixo. Clique no botão “Instalar Certisign WebSigner para Firefox”.
Clique em “Permitir”.
Em seguida, clique no botão “Instalar”.
Será exibida uma notificação confirmando a instalação.
Clique em “Salvar arquivo” e salve o executável em um local de fácil acesso.
Abra o arquivo no seu computador.
Para concluir o processo de instalação, siga os passos apresentados no módulo 7.1 a partir do item “e”.
Instalação do Certisign WebSigner no navegador Internet Explorer
Acesse a página do Portal de Assinaturas via certificado digital. Você será direcionado automaticamente para a página de instalação. Clique no botão “Executar”.
Importante: Para fazer a instalação do Certisign WebSigner no navegador IE é necessário ser administrador da máquina.
Clique no botão “Next”.
Selecione a opção “Aceitar os termos” e clique em “Next” novamente.
Para prosseguir com a instalação clique em “Next”, em seguida, clique no botão “Finish”.
Clique em “Install” e depois, “Finish”.
Após instalar o plug-in, clique em “Habilitar”.
Ao concluir o processo de instalação do plug-in você poderá acessar o Portal de Assinaturas com o seu Certificado digital.
Como assinar documentos
Você poderá assinar seus documentos através da página do Portal de Assinaturas, via Mobileid, ou através do seu e-mail.
Importante: Para assinar documentos digitalmente é necessário utilizar um Certificado Digital válido pela ICP-Brasil.
Assinatura interna:
Acesse a página no Portal de Assinaturas e clique em “Transações”.
Clique no campo “Aguardando minhas ações”, depois, clique no documento que deseja assinar.
Para fazer o download do documento clique em “Baixar” e “Versão original”.
Após verificar o documento clique em “Ler e Assinar”.
Aguarde o certificado carregar e clique em “Assinar documento”.
Importante: Somente documento em PDF pode ser pré-visualizados, conforme a ilustração abaixo. Documento com outro tipo de extensão será necessário realizar o download para visualizar.
Será exibida uma mensagem de alerta para permitir a utilização do seu certificado. Clique em “Permitir”.
Para finalizar o processo de assinatura, digite a senha do seu certificado digital e clique em “OK”.
Uma mensagem de confirmação será exibida na tela.
Assinatura Externa:
Acesse o seu e-mail e clique no link do documento.
Você será direcionado para a página de assinatura externa. Clique no botão “Visualizar” para fazer o download do documento. Após a leitura do documento clique em “Assinar”.
Uma mensagem de alerta será exibida na tela. Clique em “Permitir”.
Digite a senha do seu certificado digital e clique em “OK”.
Pronto. O documento foi assinado com sucesso.
Assinatura em lote:
Assine vários documentos simultaneamente. Acesse a página do Portal de Assinaturas e clique em “transações”.
Clique no campo “Aguardando minhas ações” e selecione os documentos. Clique em “Ações” e “Assinar”.
Aguarde o certificado carregar e clique em “Assinar”.
Em seguida, clique em “ Permitir “ e digite a senha do Certificado. Será exibida na tela uma mensagem confirmando as assinaturas.
Assinatura via Mobileid:
Você receberá uma notificação no seu dispositivo. Clique na notificação com o documento, em seguida, clique no botão “Ler e assinar”.
Clique no botão “Visualizar” para verificar o documento, em seguida, clique em “Assinar documento”.
Será enviada uma notificação no seu dispositivo para confirmação do Certificado MobileID.
Abra a notificação no seu dispositivo e insira a senha ou, sua digital, caso seu dispositivo tenha a permissão para identificação biométrica.
Será exibido na tela à mensagem de confirmação.
Atenção: O fuso horário do sistema operacional deve estar correto para que seja possível assinar o documento.
Negar assinatura/Autorização
O participante pode optar por não assinar/autorizar um documento. Exemplo: Encontrou uma cláusula errada, verificou valores errados no documento, entre outras situações. Caso isso ocorra, clique no botão “Não assinar/autorizar”.
Informe o motivo pelo qual não deseja assinar/autorizar e clique em “Enviar”.
Verificador de assinaturas
No Portal de Assinaturas é possível verificar se o documento foi assinado corretamente e se o certificado do signatário está em conformidade com a ICP-Brasil.
Verificação do protocolo
Acesse a página do portal de Assinaturas e clique no ícone “Verificar”.
Digite ou copie o código de verificação. Você encontrará o código no protocolo de Assinaturas.
Em seguida, clique em “Verificar protocolo de assinatura”.
Na tela a seguir você poderá verificar informações de assinaturas como, nome do signatário, CPF e se o documento foi assinado corretamente.
Clique em “Detalhes” para visualizar mais informações como, se o certificado está em conformidade com a ICP-Brasil e se o mesmo está dentro do prazo de validade.
Verificar através de um link
Clique no link localizado no protocolo de assinaturas.
Você será direcionado para a página com informações da assinatura.
Verificador p7s
Nessa opção você poderá validar assinaturas de qualquer documento, mesmo que ele não tenha sido assinado pelo Portal de Assinaturas, basta fazer o upload do arquivo p7S, que é o arquivo gerado quando a assinatura possui o padrão CAdES, nele está contido uma série de informações da assinatura e do certificado do signatário.
Na página de verificação de assinaturas, clique em “Ir para o verificador de assinaturas”.
Carregar uma assinatura
Clique em “Carregar assinatura” e “Enviar assinaturas”.
Selecione o arquivo “p7s” e clique em “Abrir”.
Será exibida uma notificação informando o envio do arquivo. Clique em “Verificar”.
Será exibido na tela informações sobre a validade da assinatura e do certificado.
Verificar p7s em lote
Acesse a página de verificação de assinaturas e Clique em “Carregar lote”, em seguida, clique na opção “Adicionar arquivo(s)” e selecione os arquivos em seu computador.
Clique em “Iniciar o envio” e “Verificar arquivos válidos”.
Será exibido na tela a validade de cada uma das assinaturas.
Verificador PAdES
A assinatura com o padrão PAdES fica descrita no final do documento, por esse motivo, ela se auto valida, porém, no Portal de Assinaturas também é possível verificar a validade desse tipo de assinatura.
Na página de verificação de assinaturas, clique em “Ir para o verificador de assinaturas”.
Clique em “Carregar assinatura” e “Enviar assinaturas”.
Selecione o documento com a assinatura e clique em “Abrir”. Para fazer o download do documento assinado verifique o item Download de documentos.
Clique em “Verificar”, será exibida na tela as informações de assinatura.
Download de documentos
No Portal de Assinatura existem três maneiras para baixar documentos:
- Versão para impressão: Download do documento com as assinaturas.
- Versão original: Download do documento original
- Baixar assinaturas: Download de um arquivo zip contendo o documento com um protocolo de assinaturas, o documento original e o arquivo p7s utilizado para verificação da assinatura.
Acesse a página do Portal de assinaturas e clique no documento que deseja fazer o download.
Clique em ”Baixar” e selecione uma opção.